segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mandalas, o que são, quais suas finalidades

Mandala, em sânscrito, significa círculo sagrado. Para os tibetanos a palavra Mandala significa “centro do universo onde um ser totalmente iluminado abita”.


Geralmente, as Mandalas são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira, metal, vidro ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Neste último caso são criadas em uma superfície plana com areia fina colorida afunilada através de um fino tubo de metal, criando estas formas circulares em três dimensões. Elas podem ser apreciadas por sua beleza, pela variedade de cores e imagens intrincadas e detalhes meticulosos. Antigamente no Tibet era usada a areia moída de pedras coloridas para se fazer as Mandalas. Hoje, pedras brancas são moídas e depois tingidas com guache opaco para produzir os tons fortes encontrados nestas pinturas de areia. As cores básicas são azul, vermelho, amarelo e verde com três tonalidades - o escuro, médio e o claro - num total de 14 cores.

A construção destas Mandalas é um ritual que pode demorar até um mês com um ou dois monges devotando os seus dias nesta experiência meditativa. O desenho é ritualmente preenchido com areia colorida durante dias e depois é destruído pelo vento ou varrido para representar a impermanência da vida. A areia que se torna abençoada através do processo de feitura da Mandala é tida para beneficiar a terra ou rios onde ela é jogada. Os Tibetanos acreditam que uma Mandala de areia contém o conhecimento para se adquirir iluminação dentro desta vida.

A maneira mais simples de saber um pouco mais sobre elas é descobri-las dentro de você. Normalmente, uma Mandala é representada por um círculo, dentro do qual são inseridos símbolos e imagens com significados próprios. O espaço físico delimitado dentro do círculo é o espaço sagrado. Muitos acreditam ser um retorno a Unidade, justamente pela delimitação do espaço físico, que o separa do Todo.

A Mandala tem função diferente para cada pessoa. Alguns a querem apenas como peça decorativa, outros porque acreditam possuir uma energia boa para ambientes da casa, porém, a Mandala traz incríveis benefícios a quem medita a partir dela, pois se desenvolve no subconsciente, assim como nas artes visuais, o poder das Mandalas está exatamente naquilo que não podemos alcançar com palavras. Quando fazemos uma Mandala pode-se dizer que ela é a expressão de nosso subconsciente, que por sua vez também não tem uma explicação definitiva, ou seja, ainda tem muito a ser explorado.

Nosso cérebro responde de maneira muito particular às imagens, que têm um poder intenso, real e indiscutível. Quem já não se sentiu calmo após ver um quadro azul e com formas organizadas e quase regulares? Pode parecer estranho, mas o poder de cura da Mandala, suas características terapêuticas, sua capacidade de auxiliar na concentração e na meditação e, até, alterar estados de consciência, entre outras, deve-se à sua composição, a estes elementos acima citados e ao efeito que causam em nossa mente.

"Esta Mandala que você vê na foto, foi a primeira que eu fiz. Quando ainda nem sabia o que era uma Mandala. Ela mede 30cm de diâmetro e sua base é um disco de papelão com elementos formados a partir da colagem de grãos e sementes. Mesmo sem saber seu significado e sua origem, uma estranha paz dentro de mim foi descoberta cada vez que me sentava para colar as sementes, uma a uma, sem pressa para terminar, porque no meu subconciente já conseguia imaginá-la pronta".

Então, agora que você já sabe o que significa, e qual sua utilidade, já pode começar a captar as boas energias das Mandalas, fazendo a sua, ou simplesmente meditando com as minhas. Ficarei muito feliz em ajudar.

Bjus
Pri♥

4 comentários:

  1. Eu sou a primeiraaa!!! E aí Pri! que bom que te ver aqui! mas...pq um novo blog? vc já n tinha um?? menina, vc vai ver que n vai querer mais largar dele! Vai ficar bonito e eu to aqui pra te ajudar!
    Seja bem vinda amiga!
    beijinhos
    Mary

    ResponderExcluir
  2. ai amiga...vc nem sabe...naquele blog eu não consegui mais entrar, fazia tanto tempo que não lembro mais a senha...hehehe
    Muito obrigada pelo incentivo e por ser minha primeira seguidora.
    Estou tentando aos poucos, deixar com minha cara, rs...
    Obrigada flor!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Pri, amigas são pra essas coisas viu! to aqui pra ajudar no que precisar e até onde eu souber...rsrs...
    te adoro!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. tb te adoro!!! muito obrigada!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir