domingo, 21 de agosto de 2011

Mandalas em Vitral

Depois de trabalhar com sementes e partir para miçangas, ainda procurava algo que me proporcionasse mais possibilidade de desenhos e cores às minhas mandalas. Eis que encontrei o "falso vitral".


Esta técnica consiste em delinear  um vidro, com tinta específica, dimensional ou chumbo, e após pintá-lo, sem precisar quebrá-lo.


O efeito é surpreendente e quando falamos de vitrais em mandalas, nos faz lembrar os lindos vitrais das famosas catedrais do mundo inteiro. Entre elas, as rosáceas da Catedral de Chartres, na França, com vitrais do século XIII, e também, da catedral de Notre Dame, em Paris, também na França.


O verdadeiro vitral possui uma técnica muito elaborada, onde o vidro é pintado, depois cortado e novamente juntado com chumbo, latão, fita de cobre ou fusing.


Os primeiros registros de vitrais datam dos séculos X e XI, provenientes do Oriente muçulmano, onde a arte em vidro era empregada para embelezar templos religiosos e ricas residências.


O trabalho com vitral trouxe o que eu procurava para a ampliação de minha técnica. Disponibilidade de cores e formas. Além do lindo visual e do ar místico.


A seguir mostrarei minhas peças que não se resumem apenas à mandalas e também a introdução de incensários com esta técnica, representando pequenas mandalas para queimar incensos.


Espero que gostem!




2 comentários:

  1. Passando rapidinho pra te desejar uma noite linda e aconchegante ao lado do seu amor!
    beijinhos
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Oi Mary...tudo bem? obrigada amiga pela visita!!
    Bjokas no♥

    ResponderExcluir