domingo, 6 de novembro de 2011

Mandala Vermelha!!! Energia!!!




 O vermelho tem como característica ser uma cor primária e quente, transmissora de calor e nergia. A vibração do vermelho é ativadora, portanto, ela beneficia pessoas cansadas, desanimadas e anêmicas. A atuação desta cor é mais voltada para o corpo físico.
O vermelho também é uma cor de característica magnética, o que faz que suas vibrações estimulem as atrações que produzem paixões e amizades fortes.




 
História

A história do descobrimento ou "fabricação" desta cor pelo homem para específicos usos, remonta à Pré-História, após serem descobertos registros de pinturas em cavernas que apresentavam o vermelho. Caçadores do período neolítico já consideravam esta cor a mais importante, dotada de poderes relacionados à vida, colocada inclusive nos túmulos de seus mortos - o que explicaria os achados arqueológicos nos quais esqueletos foram vistos cobertos em pó de ocre vermelho; pinturas da mesma época também atribuíam poderes mágicos a esta cor. Por volta do século VIII, na cultura nórdica, o nome usado para o vermelho derivou de teafor (magia), que tornou-se mais tarde ocre vermelho, provavelmente por conta do óxido de ferro já usado para colorir e para evocar a fertilidade.
 Para as mais variadas culturas ao redor do mundo antigo, o vermelho detinha poderes mágicos relacionados à invencibilidade, proteção, força e intimidação. Inclusive a fênix, que ainda simboliza o renascimento, está relacionada ao vermelho, por seus poderes de vida e por estar ligada à ira e à guerra, quando os homens partiam para as batalhas. Em casamentos, o vermelho foi cor tradicional, no Oriente, a China perpetuou a tradição de vestir suas noivas de vermelho. É ainda lá que ovos na cor representam boa sorte ao recém-nascido.
Na Europa, no período da Idade Média, os homens já utilizavam do escarlate para tingir tecidos, preparar cosméticos e como ingrediente culinário, graças a cochonilha, inseto capaz de produzir substância avermelhada.
No século XVII, o rei francês Luís XIV instituiu o vermelho como a cor da nobreza, ao usá-la em roupas, calçados, tapeçarias e colorindo palácios. Durante a Revolução Francesa, foi a cor da insurreição. Na América, os índios usavam recursos naturais, como o urucum, para obter a coloração e se enfeitarem ou camuflarem-se para batalhas.

De acordo com uma antiga lenda grega, as rosas vermelhas - símbolos de amor e fidelidade - vêm do sangue de Adonis, morto por um javali durante uma caçada. Assim, para esta mitologia, o encarnado é o ciclo de crescimento e declínio, além de ser a cor dedicada a deusa Afrodite.
Com o passar dos anos, esta cor ganhou tons e variações, conotações e simbolismos, que vão do amor a íra.

 Sobre esta mandala:
Técnica "falso vitral" sobre vidro;
Mede 30cm de diâmtro;
Valor: R$100,00 reais.
Adquira a sua pelo e-mail: pribrugnago@hotmail.com

Obs: Desenho e execução de minha autoria. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário